Uso de Maternidade com Piso Compacto para Suínos

Uso de Maternidade com Piso Compacto para Suínos

Antes de apresentar os cuidados no uso de maternidade com piso compacto para suínos, é necessário esclarecer que a maternidade ideal na Suinocultura são em gaiolas com piso suspenso e ripado. Por proporcionar maior higiene, reduzindo o desafio sanitário dos leitões, e por reduzir e até zerar a mortalidade por esmagamento. Entretanto, ela sozinha não resolve toda a questão, é necessário o manejo correto.

Gaiola de Maternidade com piso suspenso.

Uma maternidade desse tipo custa de 3,5 a 4 mil, dependendo do frete e mão de obra do soldador na montagem das gaiolas. Além disso, é necessário a construção de um fosso para armazene temporariamente os dejetos.

Quando não é possível o investimento nesse tipo de estrutura, independente do motivo. Seja por falta de recurso, indisponibilidade no mercado, ou ainda projeto pequeno. A maternidade com piso compacto é uma ótima alternativa na criação de suínos.

Maternidade com piso compacto para suínos.

Quando o projeto é pequeno pode não absorver esse investimento, consequentemente aumentando o custo fixo de produção, é necessário um cuidado maior através do manejo. Gera mais mão de obra, porém, se consegue resultados satisfatórios. Se essa é sua realidade, salve esse artigo como um manual ou assine a Escola de Suínos e tenha acesso ao melhor conteúdo por R$ 14,90 por mês.

Estrutura

A maternidade no piso deve possuir os dois ambientes, como qualquer outra: comum a porca e leitão, e privativo ao leitão. No ambiente comum deve ser respeitado a área de 4 m2. Possuir barras de proteção em todas as laterais da baia, impedindo o esmagamento dos leitões contra a parede. Bebedouro para a porca e para os leitões.

Área privativa (escamoteador) ao leitão na maternidade.

Na parte interna do escamoteador é necessário uma fonte de calor, podendo ser lâmpadas de infravermelho ou incandescente. Ser mantido limpo e seco. Comedouro para fornecimento de ração a partir do 7 dia.

Manejo

O manejo do parto deve ser o mesmo em qualquer tipo de instalação. Após o nascimento, para evitar o esmagamento dos leitões, é necessário mantê-los no escamoteador sempre que não houver uma pessoa dentro da instalação. Dessa forma, evita que um leitão não seja salvo ao ser pressionado contra parede pela porca.

Esse manejo deve ser repetido até os leitões estarem espertos, sendo capazes de fugir de uma situação de esmagamento por conta própria. O manejo também condiciona os leitões descansarem a maior parte do tempo no escamoteador, reduzindo ainda mais o risco.

Controle de Diarreia

De forma preventiva, aplica-se um anticoccidiano no terceiro dia de vida. E um antibiótico com 7 e 21 dias de vida.

Portanto, esses são cuidados básicos para obtenção de bons resultados no uso de maternidade com pisco compacto para suínos.

Jefferson Bandeira

Jefferson Bandeira Zootecnista, Mestre em Produção Animal – Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professor do curso de Medicina Veterinária – Faculdade Vale do Aço – FAVALE. Consultor em Produção Animal

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.