Como engordar rápido os leitões foi a pergunta feita por um suinocultor um grupo de Suinocultura no Facebook. As respostas se resumia em manejo, genética e sanidade.
Neste post irei abordar outro aspecto que as vezes é negligenciado ou seguido incosciencientemente ao colocar em prática as principais técnicas de manejo da Suinocultura. Portanto, não é 100% aproveitada.
O aspecto é a curva de crescimento dos animais, fundamental para engordar rápido os leitões. A curva de crescimento se divide em quatro fases: fetal, lactante, crescimento, engorda.

A fase fetal é enquanto o leitão está no ventre da porca. A lactente consiste na fase em que o leitão é amamentado. O crescimento compreende da desmama a puberdade (presença de cio nas fêmeas e produção de espermatozoides nos machos). Por fim, a engorda é a fase entre a puberdade até o abate. Isso vale para qualquer tipo de animal.
Entre as quatro fases, a de crescimento é onde se obtém ganho de peso de forma acelerada e com menor conversão alimentar. Isso acontece pois é a fase em que o leitão produz mais músculo comparado as outros tecidos (ósseo e adiposo).
Considerando que a composição do músculo é 30% de matéria seca e 70% de água, e que a gordura é o inverso, o animal na fase de crescimento precisa de menos recursos (menor custo) para produzir um kg de peso quando está depositando mais músculo, pois a maior parte é água.

Em contrapartida, depois da puberdade onde proporcionalmente o tecido mais produzido é o adiposo, é preciso muito mais recurso para produzir um kg de peso, tendo em vista que a gordura possui apenas 30% de água.
Aproveitando a curva de crescimento
Compreendendo esse simples aspecto do crescimento do animal, o suinocultor deve manter todos os seus esforços com os leitões nas fases de maternidade, creche e primeira fase do crescimento.
Para bons resultados após a desmama, o manejo de maternidade deve permitir menor ocorrência, e por menos tempo possível, de diarreias e a ingestão de ração entre 300 a 600g por leitão durante todo o período.
Da mesma forma na fase de creche, que é onde o animal entra em ascensão de crescimento. É o momento em que o leitão estica. As mudanças entre cada semana são surpreendentes.
Portanto, deve ser feito o melhor manejo possivel dentro da realidade de cada na maternidade, creche e crescimento para garantir ganhos superiores na fase em que o animal gasta menos por kg.
Após os 130 dias de idade a eficiência alimentar começa a reduzir, sendo necessário avaliar o custo benefício em esperar o animal ganhar mais peso. Na aula 7 da Escola de Suínos tem um comparativo entre dois lotes com idades diferentes. Faça seu teste grátis e assista a aula.